Misto de galeria e loja, a ARTE + concentra a produção dos artistas Carlo David Jr e Claudia de Toledo Carvalho

Arte em movimento é o que propõe a escultura Eólica, em madeira e ferro


O Cavaleiro templário, em bronze, é uma peça exclusiva que compõe uma série de nove unidades

Objetos de decoração estão também no foco da produção de Carlos David




Prontas para encarar o inverno com muito estilo, as Tildas foram vestidas por Claudia com os temas vintage e patinadora


A pintura é outra das manifestações do multifacetado artista


Inspiradoras, as bonecas de origem norueguesa “falam com o coração” e reúnem uma legião de admiradores por todo o mundo

Fotos: Henrique Magro




Lar, doce lar

Mais arte no cotidiano

ARTE +, uma loja com DNA de galeria

     A produção estava se acumulando em casa e o casal de artistas Carlos David Jr e Claudia de Toledo Carvalho não viu outra saída a não ser ocupar um espaço com grande circulação de pessoas para que pudesse exibir e comercializar suas peças. Dessa necessidade surgiu, em janeiro de 2018, a loja com jeitinho de galeria de arte e onde estão também alguns poucos itens produzidos por terceiros.
     Enquanto Carlos David trabalha com diferentes manifestações das artes plásticas – esculturas em bronze, argila, papel machê e outros materiais, assim como desenhos e telas, além de fabricar artesanalmente móveis e objetos de decoração em madeira de demolição e ferro –, Claudia concentra sua produção nas Tildas, ca­rac­terísticas bonecas de pano norueguesas que extrapolaram fronteiras e hoje cativam crianças e adultos em todo o mundo.
     Os caminhos que trouxeram ambos ao estágio atual, entretanto, foram os mesmos. Os artistas autodidatas encontraram neste ofício uma forma de distração que pudesse, ao mesmo tempo, materializar o aguçado senso estético comum aos dois.
     O administrador de empresas Carlos David principiou com a manufatura de vasos em cerâmica para acomodar os bonsais que cultivava. Depois da aposentadoria pôde concentrar-se mais na produção e foi perseguindo outras formas de se manifestar artisticamente. Com a experiência obtida na modelagem em cerâmica, começou a buscar sua expressão na arte da escultura e, antes mesmo de ingressar em cursos com vistas ao aprimoramento das técnicas, criou as primeiras obras esculpidas em argila. Em pouco tempo já começava a trabalhar com materiais e processos mais elaborados e hoje se concentra em peças de madeira, ferro e bronze.
     A advogada Claudia seguiu os passos do marido na procura pela incorporação da arte em seu cotidiano e, depois de fazer um curso de patchwork, descobriu as encantadoras Tildas e passou a se dedicar incansavelmente à criação das bonecas de pano que reproduzem figuras esguias e alongadas de mulheres e animais com a singularidade de serem desprovidas de boca, pois, de acordo com o seu conceito primordial, falam com o coração. Em homenagem a elas, Claudia batizou seu ateliê de Clotilda Patchwork & Artesanato.
     Com a vinda do Rio de Janeiro para Itaipava, onde mora atualmente, o casal ganhou mais espaço para a montagem de um ateliê compartilhado em casa e foi aumentando gradativamente as respectivas produções. O resultado foi a inevitável abertura da Arte +, onde é possível conferir o trabalho dos dois e, certamente, encontrar peças que caibam com exatidão não só naquele cantinho que clama por um objeto de arte para embelezar o cotidiano como também em qualquer orçamento.


ARTE +
Estrada União e Indústria, 10.035 – loja 205, Shopping Vilarejo
(24) 98103.4545
www.facebook.com/artemais.loja
www.facebook.com/pg/clotildapatch


Voltar Início


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados