Em cada ambiente do casarão do século XIX, os hóspedes são convidados a uma viagem no tempo
Foto: Henrique Magro


Na suntuosa sala de jantar do Visconde são servidas refeições que privilegiam a culinária do período colonial
Foto: Henrique Magro


Na sala do piano foram mantidos móveis e objetos da época áurea do casarão
Foto: Henrique Magro


As Suítes dos Viscondes e dos Barões se localizam na sede da fazenda


No térreo, o salão de estar mantém elementos originais da construção de 1836


À beira do lago, as Suítes dos Quilombos ocupam o espaço da antiga senzala da fazenda

Mesmo com decoração moderna, as acomodações externas não fogem da temática do hotel histórico


A fazenda conta com duas piscinas, sendo que uma delas é aquecida e com hidro

Anexo às piscinas, o bar oferece uma carta variada de drinques

Mobiliário e elementos decorativos incluem peças originais e ainda algumas recuperadas pelo atual proprietário em antiquários e pela região do Vale do Paraíba
Foto: Henrique Magro

Fotos: Marcelo Ísola




Hospedagem

Férias históricas



     Unir o turismo histórico e cultural ao que há de mais atual e requintado no segmento de hotelaria é o que propõe a Fazenda União, em Rio das Flores, município fluminense localizado na região serrana, a apenas 100 Km de Itaipava, e que engloba o maior número de fazendas históricas preservadas do ciclo do café. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e integrante da associação Roteiros de Charme, a fazenda reflete costumes e tradições da época do Império ao mesmo tempo em que proporciona todo o requinte e conforto aos hóspedes.
     O casarão com mais de 1000 m2 foi construí­do pelo Visconde do Rio Preto, em 1836, e se mantém em excelente estado de conservação, além de ostentar ambientação de época, com mobiliário original e peças recuperadas em incursões realizadas pelo atual proprietário, Mario Fernandes, em antiquários e pela região do Vale do Paraíba. Para enriquecer o acervo, Mario, um colecionador nato, participa frequentemente de leilões. A administração fica a cargo de sua mulher, Camila Carrara, com vasta experiência em hotelaria e passagem por hotéis renomados como, por exemplo, o Hotel Marina, no Rio de Janeiro e o Parador Santarém, em Itaipava.
     Na sede, se localizam as Suítes dos Viscondes e dos Barões, com móveis e elementos decorativos originais; na antiga senzala estão as Suítes dos Quilombos; e na Rua dos Casarios, as Suítes Real e Imperiais. No total, são 24 suí­tes divididas em cinco categorias, todas equipadas com TV de LED, ar quente/frio e frigobar customizado. Algumas possuem cama king ou queen size, blu-ray player, lareira digital e hidro. Total comodidade para o necessário descanso do hóspede que experimentar a variada gama de atividades esportivas e de lazer, em um cenário onde a privilegiada natureza se impõe em todos os espaços.
     A bem montada infraestrutura conta com: arvorismo com tirolesa, cavalgadas, charrete para passeios, quadras de tênis e vôlei, mini golf, espaço fitness, pesca ecológica, pedalinho, quadriciclo, piscinas (uma delas aquecida e com hidro), bar da piscina, saunas seca e a vapor, salão de jogos, brinquedoteca, salão de beleza e SPA. Também para eventos, a fazenda oferece estrutura e serviços bem afinados, além de primar por seus espaços ideais para a realização casamentos e festas de qualquer natureza, assim como para produções de filmes, novelas, comerciais e outros produtos que exijam ambientação de época. Para comemorações e eventos, inclusive corporativos, a capacidade é de até 300 pessoas sentadas em local coberto ou até 700 pessoas na área externa.
     Entre os serviços, está a organização de banquetes e jantares conduzidos por historiadores, sommeliers e especialistas em alimenta­ção, com harmonização da cultura, hábitos e culinária histórica. Recém-casados ou casais que desejam celebrar datas específicas podem encomendar uma programação especial, que in­clui jantar à luz de velas com gastronomia diferenciada completa, champagne ou vinho, rosas e caixa de bombons.
     A gastronomia, por sinal, merece grande destaque na Fazenda União. A culinária praticada nas antigas fazendas do Vale do Paraíba se mantém preservada em sua essência e as re­ceitas são selecionadas e preparadas com requinte, transformando as refeições em uma ex­periência especial. Pastel de angu, panqueca de taioba e rabanadas com geleias de frutas, são algumas das iguarias que podem ser servidas na varanda do casarão, na suntuosa sala de jantar do Visconde e mesmo em um autêntico fogão à lenha na cozinha da senzala. Aos sábados é servida a tradicional feijoada. O restaurante, que oferece ainda outras opções de pratos, como o mineiríssimo frango com quiabo, e doces feitos ali mesmo é aberto também ao público externo, com agendamento.
     Além das construções seculares, Rio das Flores possui diversas cachoeiras, trilhas e mirantes. No Centro, mais um elemento de interesse histórico: a igreja Matriz de Santa Tereza D’Ávila, onde Santos Dumont e sua irmã Sofia foram batizados. Ao longo dos anos, o Vale do Café vem se firmando como um destino certo para aqueles que apreciam o turismo histórico e cultural e na Fazenda União os hóspedes podem experimentar, com o máximo conforto, o cotidiano de um período ímpar na história do Brasil.


Fazenda União:
(24) 2458-1701 (24) 2491-1044 (24) 2491-2685 (24) 99915-1210
www.fazendauniao.com.br


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados