Foto: Henrique Magro



Editorial

O melhor de sempre

     Territórios de lutas e resistência à submissão, à exploração, à violência do sistema colonial e do escravismo, os quilombos agrupam comunidades que, até hoje, travam verdadeiras batalhas para ter reconhecido o direito às terras que ocupam. Atualmente conhecidas por Comunidades Remanescentes dos Quilombos, essas populações estão em quase todo o território brasileiro.
     Em Petrópolis, o Quilombo da Tapera reúne 16 famílias que participam deste movimento e anseiam pela autossustentabilidade de suas terras e pela manutenção de suas tradições. A Matéria de Capa da presente edição mostra que para a maioria dos quilombolas brasileiros, estimados em mais de 500 mil, a vitória ainda exige grandes esforços.
     Outra luta que se desenvolve por aqui para a preservação das tradições é a empreendida pelos ceramistas locais, que tem nas ações que visam ao fomento da atividade sua principal arma. A briga por um lugar ao sol une dois jovens empreendedores que apostam no chocolate para ganhar independência. Veja os detalhes dessas pelejas em Especial e Negócios nas Alturas.
     Para combater as crenças negativas e limitantes que impedem a autorrealização, uma estratégia que acaba de chegar à cidade: o ThetaHealing. Veja na coluna Saúde & Bem-Estar o que a técnica de cura energética é capaz de fazer. Como fortalecimento para tantos embates, uma estada na Vila Bavária, pousada com completo campo de aventuras, além das novidades vitaminadas e das receitas reconfortantes da Matilda.
     Que este inverno seja de muita paz!

Luciana Cardoso
Editora


QUER ANUNCIAR NA ESTAÇÕES?
Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados
Telefones para contato:
Comercial (24) 98808-8861 • Administração (24) 2222-1192

Para melhor visualização do site utilize Google Chrome